quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Açúcar e Sobremesa Alternativa

Impressionante! Há muito tempo tenho tentado diminuir a quantidade de açúcar ingerido, mas até agora não tive êxito. Sou incapaz de ficar com “apenas um pedacinho”.
Para os que passam pelo mesmo desespero que eu, algumas dicas.
O primeiro passo para a cura é reconhecermos que somos viciados. Saber sobre os malefícios do consumo exagerado ajuda e para isso há dois livros bem bacanas: “Sugar Blues”, do Willian Dufty e “Sem açúcar com Afeto”, da Sonia Hirsch ( leitura bem agradável, quase como um docinho...)
Quando a gente começa a analisar os rótulos dos alimentos, percebemos que a ingestão zero de açúcar (branco/refinado) só é possível quando não utilizamos produtos industrializados. Informação importante: quando pegamos uma lista de ingredientes num rótulo, a ordem é decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente listado é o que está em maior quantidade no produto e assim por diante. Já olharam o rótulo de uma barra de chocolate? Advinha quem é o primeiro da fila? O único chocolate que consta massa de cacau em primeiro lugar são os amargos de boa qualidade (como Kopenhagen). Se meu vício fosse chocolate eu conseguiria ficar com uma barrinha de amargo...
Enfim, segue uma receitinha para ajudar um pouco nessa compulsão, à base de abacate (aliás, gordura de excelente qualidade, calorias super “do bem”, merece outro tópico). As medidas são aproximadas, teste e faça da maneira que achar mais apropriado:
Creme de Abacate com Ameixas
10 ameixas pretas
1 abacate
2 colheres de sobremesa de cacau em pó (sem cacau também fica ótimo)
Melado de cana (só se for muito necessário)
Modo de preparo: Deixe as ameixas de molho até amolecer, pique bem e misture ao abacate, juntando também o cacau (pode bater tudo no processador).

Um comentário:

Unknown disse...

puts, realmente, tb sempre me considerei adicta por chocolate, até fiz um prato de brigadeiro no domingo a noitinha (que ainda não acabou...)mas vc tem razão o negócio é o açúcar...Raquel Bernard