terça-feira, 4 de outubro de 2011

Risoto superprático de Grão de Bico



Risoto de grão de bico

O que seria um risoto superprático? Pois bem, alguns truques facilitam o processo, apesar de passar por cima de regras gastronômicas. Aqui o que vale é a praticidade, já que ao mesmo tempo em que o arroz cozinha, preciso lavar as folhas da salada, colocar os pratos na mesa, e estender as roupas no varal. Nada menos Slow, mas tem dias que é assim mesmo.

Vamos lá:


• O vinho branco já fica congelado, pois não uso nunca uma garrafa inteira. Já tive alunas que disseram que quando abrem a garrafa, já aproveitam para fazer outras receitas. Não é o meu caso e depois que vi a Nigella dando essa dica, passei a utilizá-la sempre. Congelo em potinhos, porções de uma xícara, tiro como se fosse gelinho (com um garfo) e vai assim mesmo para a panela.

• O caldo de legumes também deve estar congelado. Hoje não tinha o caseiro pronto, então usei um tablete que trouxe da Itália: caldo orgânico sem glutamato. Não é a melhor opção, mas nem sempre tenho caldo caseiro pronto no congelador. Pena só encontramos no Brasil os as versões com glutamato monossódico.

• Derradeira dica: não fico mexendo o arroz. Para quem não sabe, o segredo do bom risoto é acrescentar o caldo aos poucos e ficar mexendo sem parar. Eu coloco um tanto de água, mexo bem e deixo cozinhando enquanto faço outras coisas. Quando estiver quase secando, coloco mais um pouco de caldo, mexo e deixo continuar cozinhando. Essas duas etapas me permitem controlar o cozimento, pois ao colocar o caldo pela segunda vez, experimento o arroz para sentir se já está quase cozido. (esta dica é da minha querida amiga Luciana)

Ah! Fiz de grão de bico, por que quis aproveitar um tantinho que já estava cozido na geladeira...você pode fazer de qualquer coisa, dependendo do ingrediente coloca-se no início do cozimento do arroz ou no final.

Esta versão de ‘arroz-com-feijão’ ficou uma delícia!

Risoto de grão de bico
1 xícara de arroz arbóreo
3 xícaras de caldo de legumes
1 xícara de grão de bico cozido
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 colher (chá) de açafrão
Azeite e parmesão a gosto

1. Refogue metade da cebola em uma panela com azeite, óleo ou manteiga
2. Junte o arroz, refogue alguns instantes e acrescente o vinho branco.
3. Assim que secar, junte 2 xícaras de caldo de legumes, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo.
4. A parte refogue o restante da cebola no azeite, junte o grão de bico, o açafrão e a cebolinha. Reserve.
5. Quando estiver quase secando, junte mais 1 xícara de caldo, mexa novamente, e cozinhe por mais alguns minutos. Se for necessário, acrescente um pouco mais de caldo
6. Junte o grão de bico, misture bem e sirva.
(O risoto deve estar bem cremoso e ser servido logo que estiver pronto)
Rende 3 a 4 porções

2 comentários:

Sara disse...

Prazer ao longo da vida de comer arroz, eu não poderia viver sem, além de tudo, é um alimento rico em proteínas e gera uma grande quantidade de energia para o dia. Eu acho que é por isso que eles sempre pedir um Delivery Vila Mariana pedir coisas com arroz.

Darci disse...

Vou testar esta receita e depois te conto.
Á princípio parece muito gostoso.