segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pão sem queijo – Que polvilho usar?

Recebi um telefonema de uma aluna: “Fernanda, a receita do pão sem queijo não deu certo!” Perguntei “Qual polvilho você usou?” E a resposta, claro, ” hum, não foi o que dizia a receita...”

Subprodutos da mandioca, há algumas diferenças entre o polvilho azedo e o doce. Portanto, é melhor seguir o que a receita pede, pois o resultado pode não ser o esperado.

Polvilho doce e fécula de mandioca são a mesma coisa. Usado para fazer a goma de tapioca, é obtido após o processo de ralar a mandioca e decantar o amido.
Para chegar ao polvilho azedo são necessários 60 dias de fermentação natural desse polvilho doce.

Geralmente o pão de queijo pede o polvilho azedo. No processo industrial, as fábricas utilizam os dois polvilhos, aproveitando as características de cada um. O azedo deixa o pãozinho mais seco, maior, parecendo um biscoito. Já com o doce, o miolo fica mais macio.

Achei uma reportagem bem interessante na internet, no site do Globo Rural:
http://globoruraltv.globo.com/TVGlobo/Jornalismo/Telejornais/globorural/CDA/tvg_cmp_globorural_noticia_imprimir/0,28073,330578,00.html

Segue a minha receitinha de Pãozinho de Tofu:
1 xícara bem cheia de tofu (esprema bem antes de usar) – 250g
1 xícara de polvilho azedo
4 colheres (sopa) de polvilho doce (opcional, deixa o paõzinho um pouco mais puxa-puxa)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
Temperinhos à vontade: alho picado, ervas frescas, orégano seco, zaatar...
(coloque bastante tempero pois o tofu praticamente não tem sabor)
Água fervente para dar liga (aproximadamente ½ xícara)
Modo de preparo:
Misture os polvilhos com o tofu, o óleo e os temperos. Acrescente água fervente aos poucos, mexendo até dar liga (se colocar demais, junte mais polvilho azedo). Faça as bolinhas, coloque na forma e asse em forno quente, até dobrar de tamanho e dourar.
Rende 35 pãezinhos.

Um comentário:

João Mario disse...

Fernanda, obrigado pela visita.

Não sou vegetariano, mas também não cultivo preconceitos. Gosto da comida bem feita, seja ela carnívora ou não. Ontem assisti na GNT um programa do renomado Chef Gordon Ramsey onde ele tenta salvar um restaurante vegetariano em Paris da bancarrota. Consegue então transformar a "comida de coelho" que era servida lá em comida realmente atraente, não só para vegetarianos, como para os apreciadores da boa comida em geral. Não vou abandonar (ainda) a picanha, mas gostaria de reservar dias da semana para uma comida mais saudável.

Não a vi como seguidora do meu blog ainda, mas estou seguindo o seu!
Um abraço.