quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Um ano da Campanha Segunda sem Carne


Nos dias 23 e 24 de outubro o Ibirapuera abrigará atividades em comemoração do primeiro aniversário da Campanha Segunda Sem Carne, realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceira com o Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Serão promovidas palestras, oficinas, exibição de filmes e degustações com chefs de diversos restaurantes. As atividades começam a partir das 12h nos dois dias, mas um stand de orientação da SVB e parceiros já estará em funcionamento a partir das 10h. A programação é gratuita, mas é necessário retirar senhas de participação por ordem de chegada, 30 minutos antes da atividade ter início.

As oficinas serão desenvolvidas numa tenda, em espaço próximo ao Planetário do Ibirapuera e as degustações culinárias acontecem na Escola de Astrofísica. Haverá sorteio de brindes e serão distribuídas receitas e adesivos de apoio.

veja a programação em: http://www.svb.org.br/

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escolas Ecológicas - Aproveitamento Integral de Alimentos



Recebi esta semana as fotos do curso que aconteceu na Creche Perseverança pelo Programa Escolas Ecológicas, parceria do IPESA (http://www.ipesa.org.br/) e da Secretaria de Educação de Cotia.

Foi muito divertido ficar com 35 pessoas dentro de uma cozinha aprendendo e trocando idéias  sobre alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://escolasecologicas.blogspot.com/

As receitas estarão na Revista dos Vegetarianos, edição de janeiro. Mas para não deixar ninguém esperando, vou postar uma das receitinhas que fizemos no curso:

SUFLÊ DE CASCAS DE LEGUMES
4 xícaras de cascas de legumes bem lavadas (pode ser de um tipo ou vários)
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 cebola picada
1 xícara de água
1 colher (café) de sal
1/2 pacote de queijo ralado

MODO DE PREPARO:
Refogue a cebola no óleo, junte a água, as cascas de legumes e por último a farinha de trigo. Acrescente o sal, retire do fogo e deixe esfriar. Junte as gemas, o queijo e o fermento, mexendo bem. Bata as claras em neve e misture delicadamente. Coloque esta mistura em uma forma untada e leve ao forno até corar

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vegetarianas em Buenos Aires


Feriado em Buenos Aires com mãe e irmã, não tivemos tempo para procurar os restaurantes vegetarianos, apesar de que há muitos deles na cidade. Tinhamos muitas coisas para ver e fazer e pouco tempo...

O forte dos portenhos são as carnes, mas ainda assim é possível encontrar o colorido dos vegetais e frutas. Em todos os restaurantes é possível comer bem por pouco (para os veganos é mais dífícil). Impossível também não comer doces, afinal sair da dieta por poucos dias pode ser bastante saudável. Dica importante: leve um dicionário para não ter dúvidas quanto aos ingredientes.

E como a viagem é internacional, é possível reservar refeição especial no avião (Comemos bem por pura sorte, pois não haviamos feito a reserva... : )

Comer em Palermo à noite é sentir um pouco da agitada vida noturna de Buenos Aires. Seguro, com opções para todos os gostos e mais uma vez, barato (comparado com os nossos padrões). Só não peça pizza, esta sim não chega nem aos pés da mais simples pizza de entrega no Brasil...

Provem a deliciosa empanada de verdura do El Sanjuanino (http://www.elsanjuanino.com/), na Recoleta. O restaurante é simples, agradável e barato. O alfajor de lá é divino.

Para sair um pouco do Havana, outra opção deliciosa de alfajor (e para mim até mais gostosa) é da Abuela Goye (www.abuelagoye.com/). Uma das lojas está bem em frente a Plaza de Mayo, numa galeria.

Se não conseguir entrar no Café Tortoni por causa da fila, tome um expresso ótimo no Café Martinez. É mais moderno, não tem o charme dos tradicionais, mas não se esqueça que você já estará respirando o ar europeu da cidade. (http://www.cafemartinez.com.ar/)

Entre nos supermercados (não estão por todas as esquinas como aqui), com certeza encontrará opções para comer. Compramos muitos biscoitos de arroz, que aqui são caríssimos e só encontrados nas casas de produtos naturais. Lá é baratinho e gostoso. Os integrais com gergelim também são ótimos! Ao invés de vinhos e chocolates, enchi a bagagem de mão de galletas integrales...

E para relaxar, faça como eles: sente na grama de qualquer uma das várias praças. É ótimo para repor as energias depois de tantas andanças pela cidade. Dá até para fazer picnic.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alimentação Consciente

O próximo curso será no Sitio Anhangá, em Cotia e acontecerá junto com o multirão para construção do banheiro seco do sítio.

Faremos as preparações para todos os participantes do multirão comerem também. Vai ser divertido.

Fui conhecer o local no último final de semana e é uma delícia. No período da tarde faremos uma visita à horta, para reconhecimento das plantas nativas comestíveis com a Rose Jansen - que sabe tudo de plantio orgânico.

Quem não puder ficar os dois dias, pode participar apenas de um, pagando metade do preço. Mas pense bem, acordar no meio da natureza é sempre uma boa alternativa.

(para visualizar o folder entre na aba cursos)

Sábado e domingo, 23 e 24 de outubro, a partir das 9h.
Investimento: 210,00 (com alojamento e todas as refeições)

para mais informações e inscrições: contato@fernandanacozinha.com.br