segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pão sem queijo – Que polvilho usar?

Recebi um telefonema de uma aluna: “Fernanda, a receita do pão sem queijo não deu certo!” Perguntei “Qual polvilho você usou?” E a resposta, claro, ” hum, não foi o que dizia a receita...”

Subprodutos da mandioca, há algumas diferenças entre o polvilho azedo e o doce. Portanto, é melhor seguir o que a receita pede, pois o resultado pode não ser o esperado.

Polvilho doce e fécula de mandioca são a mesma coisa. Usado para fazer a goma de tapioca, é obtido após o processo de ralar a mandioca e decantar o amido.
Para chegar ao polvilho azedo são necessários 60 dias de fermentação natural desse polvilho doce.

Geralmente o pão de queijo pede o polvilho azedo. No processo industrial, as fábricas utilizam os dois polvilhos, aproveitando as características de cada um. O azedo deixa o pãozinho mais seco, maior, parecendo um biscoito. Já com o doce, o miolo fica mais macio.

Achei uma reportagem bem interessante na internet, no site do Globo Rural:
http://globoruraltv.globo.com/TVGlobo/Jornalismo/Telejornais/globorural/CDA/tvg_cmp_globorural_noticia_imprimir/0,28073,330578,00.html

Segue a minha receitinha de Pãozinho de Tofu:
1 xícara bem cheia de tofu (esprema bem antes de usar) – 250g
1 xícara de polvilho azedo
4 colheres (sopa) de polvilho doce (opcional, deixa o paõzinho um pouco mais puxa-puxa)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
Temperinhos à vontade: alho picado, ervas frescas, orégano seco, zaatar...
(coloque bastante tempero pois o tofu praticamente não tem sabor)
Água fervente para dar liga (aproximadamente ½ xícara)
Modo de preparo:
Misture os polvilhos com o tofu, o óleo e os temperos. Acrescente água fervente aos poucos, mexendo até dar liga (se colocar demais, junte mais polvilho azedo). Faça as bolinhas, coloque na forma e asse em forno quente, até dobrar de tamanho e dourar.
Rende 35 pãezinhos.