segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vegetarianos no Peru e na Bolívia – (parte 3: Capitais – La Paz e Lima e volta ao Brasil)


Ficamos pouquíssimo tempo nas capitais de Peru e Bolívia. Na chegada à La Paz ficamos impressionados com a confusão e a quantidade de Pollo (frango) que eles comem... de todas as formas e jeitos e em todas as esquinas.

Não tivemos tempo para procurar um vegetariano, mas pudemos encontrar um lugar bacana para um bom lanche: 100%Natural (Calle Sagarnaga 95). Fica bem no centro turístico, próximo às agencias de viagens. Com várias opções vegetarianas, o tamanho dos sanduíches impressiona. A velocidade com que a cozinheira prepara os pratos, à vista do cliente, também merece destaque.

Já em Lima, entramos no Bircher Benner (em Miraflores) meio sem querer, e ficamos surpresos com o tamanho do cardápio. Todos os pratos típicos peruanos em versão vegetariana, com glúten ou tofu. Estávamos com tanta fome que preferimos pedir uma entrada e escolher os pratos com calma. No site tem até uma aula de como preparar o Ceviche (com tofu!), que para quem não sabe é o principal prato da culinária peruana, a base de peixe cru, preparado no limão e pimenta. (http://www.bircherbennerperu.blogspot.com).

Na volta consegui escolher a refeição servida no avião. Foi um alívio, pois desta vez não havia preparado um lanchinho! Apesar de não ser nada especial, era vegano: Arroz com Molho de Tomate, Legumes cozidos, uma Saladinha boa, um pãozinho e frutinhas como sobremesa.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vegetarianos no Peru e na Bolívia – (parte 2: Lago Titicaca -Puno e Copacabana)





Em Puno, ainda no Peru, pudemos provar uma deliciosa Sopa de Quinua (sem carnes) e uma Lasanha de Vegetais muito especial no Mojsa (http://www.mojsarestaurant.com), na Plaza Mayor. O restaurante é aconchegante, barato e tem como proposta valorizar os ingredientes nacionais.

Na manhã seguinte fomos ao mercado municipal para tomar café da manhã, por recomendação de uma peruana. Segundo ela, iríamos gostar de provar “quinua com manzana” (quinua com maçã). Tentamos, mas foi impossível. O cheiro de carne era muito forte, e só de pensar em compartilhar uma mesa com os trabalhadores peruanos que logo cedo comem um ensopado de carne de porco, já fiquei enjoada... Definitivamente sou mais vegetariana do que gastrônoma!

Em Copacabana, já na Bolívia, comemos em um restaurante vegetariano bem agradável e barato: Recanto Turístico Vegetariano Jardim. Alias, o jardim era realmente muito bonito, com diversas flores. O menu composto por sopa e prato principal por 18 bolivianos (algo como 8 reais) estava delicioso! O tamanho da cumbuca de sopa era enorme. Claro que fizemos mais de uma refeição neste restaurante.



Ah! Ficamos impressionados com a quantidade de pipoca doce que os bolivianos consomem...são inúmeras mulheres vendendo em sacos gigantescos!